22.7.14

Princesas da Disney e a Campanha contra abuso sexual

por Cecília Goursand



Um bafafá que tem rolado na internet esses dias é o fato do artista Saint Hoax ter feito ilustrações usando algumas imagens das princesas da Disney para alertar sobre violência doméstica e o abuso infantil, que segundo pesquisas, 46 % acontecem com membros da família. E chama a atenção para o avisto logo abaixo do índice: "Nunca é tarde para reportar a agressão".

Hoax conta que o objetivo da campanha é alertar e incentivar as vítimas infantis a denunciarem seus agressores de forma imediata, para impedir que repita ou aconteça qualquer outro tipo de abuso posterior.

Ao jornal britânico, Daily Mail o artista conta que a ideia do ensaio surgiu ao saber que uma de suas amigas mais próximas foi molestada na infância pelo próprio pai e levou 14 anos para "superar"o trauma.

O artista, antes de publicar em seu site, tentou parceria com uma organização e não teve sucesso, publicando assim por conta própria e conseguindo vários compartilhamentos de fundações que visam combater o abuso sexual infantil.


"O objetivo da série de cartazes é incentivar as vítimas a denunciar para que as autoridades possam impedir que isso aconteça novamente"- Saint Hoax
















Jasmine (Aladim), Ariel ( A Pequena Sereia) e Aurora ( A Bela Adormecida), nessas imagens, estão explicitamente desconfortáveis com a situação. As imagens foram consideradas completamente inadequadas por algumas pessoas.

Como tudo nessa vidinha, a campanha divide opiniões entre os internautas. Muitos classificaram o conteúdo como assustador, perturbador sem ser realmente útil.  Afirmando que as crianças associarão seus desenhos favoritos à incestos.

Já para os que defendem o artista, a campanha faz muito sentido visto a familiaridade que as crianças e adultos tem com as personagens. "São assustadores e desconfortáveis, o que é exatamente o que precisamos em um ensaio que quer alertar sobre esse tema", comentou um dos internautas.

E você, o que achou?